200 anos de Independência do Brasil
Há exatos 200 anos, o Brasil oficializava o rompimento dos laços com Portugal. No dia 7 de setembro de 1822, o Príncipe Regente Dom Pedro I, proclamou a Independência do Brasil.
Na tarde daquele dia, Dom Pedro estava em São Paulo, próximo ao Riacho do Ipiranga. No mesmo local, o príncipe regente recebeu uma carta da Corte portuguesa, onde a mesma exigia obediência às ordens metropolitanas e o seu retorno imediato a Portugal.
Naquele momento, Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil, com o famoso grito: “Independência ou Morte”. O fato histórico ficou conhecido em todo o país como “O Grito do Ipiranga”.
Mas é importante lembrar que, nas páginas da nossa história, está presente também o nome de Maria Leopoldina de Áustria, Princesa da Família Real Portuguesa, esposa de Dom Pedro. Junto a José Bonifácio, ela foi uma das lideranças responsáveis pela articulação do processo que tornou o país independente.
No dia 2 de setembro de 1822, durante uma viagem do Príncipe, a então Princesa regente reuniu o Conselho de Estado e, assim, assinou o Decreto da Independência do Brasil. O documento foi enviado a Dom Pedro, que proclamou a nossa Independência.