Doador de Sangue

14 de Junho – Dia Mundial do Doador de Sangue

14 de Junho – Dia Mundial do Doador de Sangue

A Fernandes Souza apoia o doador de Sangue, independente da raça, cor, religião o sangue que corre em nossas veias e o mesmo. Doe sangue um pequeno gesto que pode salvar muitas vidas.

 

O dia 14 de junho é dedicado ao Dia Mundial do Doador de Sangue. Em todo o mundo são organizadas ações e eventos que objetivam conscientizar a população sobre a necessidade de se doar sangue e, em especial, agradecer aos milhões de doadores voluntários pela sua generosidade em contribuir para salvar a vida de inúmeras pessoas. O tema da campanha da OPAS/OMS neste ano enaltece o presente de vida da doação de sangue: “Dê um presente de vida: doe sangue” e tem como objetivos promover a doação voluntária não remunerada e convencer os Ministros da Saúde dos países a se comprometerem em alcançar a autossuficiência de sangue e componentes seguros por meio de 100% de doação voluntária não remunerada.

dia-mundial-do-doador-de-sangue

Este ano a França será o país sede mundial do Dia do Doador de Sangue e na região das Américas será a Jamaica.

A OPAS/OMS disponibiliza o material da campanha de 2013 em espanhol e em inglês.

No Brasil, a doação de sangue ocorre nos serviços de hemoterapia públicos e privados, onde são realizadas aproximadamente 3.700.000 coletas de sangue / ano no país. Os serviços de hemoterapia públicos são responsáveis por 64 % da coleta de sangue no Brasil, seguidos dos serviços credenciados ao SUS que respondem por 29 % e dos serviços exclusivamente privados que contribuem com 7%. Analisando-se exclusivamente o Sistema Único de Saúde (SUS), no ano de 2010, a distribuição percentual das coletas de sangue apresentou-se da seguinte forma: serviços públicos (68%) e serviços privados contratados (32%).

A Hemorrede Nacional necessita manter os estoques adequados de sangue para atender as demandas pela necessidade de hemocomponentes nos serviços ambulatoriais e hospitalares do SUS.
A partir dos 16 anos de idade, os cidadãos podem doar sangue nos postos fixos dos hemocentros da própria unidade federada, como também realizar a coleta de sangue nas equipes móveis disponibilizadas em locais definidos pelos serviços de hemoterapia.

(fonte: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=3236:14-de-junho-dia-mundial-do-doador-de-sangue-2&Itemid=838)

Deixe um comentário

Fale Conosco