Demolição Empresarial

Demolição Empresarial

Demolição Empresarial

A demolição ou desconstrução nada mais é que um processo utilizado na construção civil que visa a derrubada controlada de um edifício (casas, prédios, galpões, etc) para a construção de novas edificações, desconstrução de prédios com a estrutura comprometida, recuperação do espaço urbano, dentre outras. A utilização do termo “demolição” neste texto compreende todos os trabalhos de remoção, desmontagem, destruição, demolição ou derrubamento realizados em qualquer edifício ou estrutura, de uma forma planeada e com o uso de técnicas controladas de modo a causar colapso completo ou parcial de um elemento, edifício ou estrutura.

Início de uma Demolição

O processo de demolição começa quando o cliente toma a decisão de demolir o edifício ou estrutura. São então convidados a participar da cotação as empresas que tenham capacidade comprovada para executar a obra, apresentando as suas propostas e sobre as quais assentará posteriormente a escolha. Tal plano deve identificar e prever todos os riscos associados ao trabalho, planeando a sua eliminação ou redução antes de se dar início aos trabalhos. A parte crucial nesta etapa passa pela escolha do método de demolição a aplicar, tendo em conta os riscos associados anteriormente previstos, bem como todos os fatores que para isso contribuam, como por exemplo, o tipo de estrutura ou o prazo para a execução da obra.

Tipos de Demolição – Demolição Empresarial

Manual: como o próprio nome já diz feita manualmente, esta é mais indicada para pequenas construções ou quando há risco para os imóveis próximos;

Mecanizada: a mais comum, é feita com a ajuda de equipamentos, rompedores, marteletes, tratores entre outros, neste caso também pode ser utilizado explosivos. Esta opção de demolição é indicada para imóveis maiores;

Implosão: a demolição por implosão pode ser feita com explosivos ou, então com o uso de elementos químicos.

A demolição, para ser realizada, deve seguir normas técnicas e de segurança a fim de evitar ocorrência de fatos indesejados, como prejuízos ao patrimônio, à saúde ou à vida das pessoas que nela trabalham ou venham a ter contato.

A importância da segurança na Demolição

Uma grande preocupação do processo de demolição é a segurança, visto que a quantidade de resíduos sólidos resultantes do processo podem ocasionar grandes transtornos para a população e meio ambiente. A demolição é também um trabalho de grande risco, complexo e único, para o qual são necessários conhecimentos, precauções, regulamentação rigorosa e medidas especiais de segurança que devem ser seguidas para evitar a ocorrência de danos, quer à vida humana, quer ao meio ambiente.

Os meios urbanos expandem-se cada vez mais e as necessidades de uma população crescente implicam melhores condições a todos os níveis. Cidades muito antigas apresentam na sua maioria plantas irregulares que congestionam o fluxo de pessoas e bens nestes territórios, bem como apresentam edifícios muitas vezes velhos e sem condições de segurança. As estruturas, após um determinado período de tempo, vão se deteriorando. Quando elas chegam ao ponto de já não poderem ser utilizadas ou serem consideradas inseguras, acaba por vezes ser mais econômico demoli-las do que restaurá-las.

Um estudo técnico minucioso, deve ser realizado com a finalidade de selecionar a maneira mais viável para a execução da desconstrução. Um dos cuidados básicos são os danos que aquele edifício pode ou não causar nas estruturas vizinhas, como e para onde a enorme quantidade de resíduos sólidos será transportada, por exemplo, se usa telas de proteção para conter o pó proveniente das implosões.

Demolição nos dias atuais

Hoje em dia, a demolição é encarada como um barómetro da atividade económica, na medida em que pode ser sinónimo de crescimento, expansão e renovação. Por todo o mundo, grandes cidades são constantemente renovadas, antigas fábricas são recuperadas e convertidas em novos espaços de escritórios ou residências, instalações industriais antigas são quase construídas de novo utilizando-se apenas o espaço existente para acomodar novas máquinas e equipamentos, alojamentos em ruínas são demolidos para dar lugar a novas habitações, entre muitos outros exemplos que ocorrem diariamente na indústria da demolição e construção.

Tecnologia na Demolição

As mudanças tecnológicas registadas recentemente, associadas às novas exigências do sector da construção civil, conduzem ao aparecimento de novos edifícios inteligentes e com elevados padrões de eficiência energética. Deste modo, os edifícios mais antigos, e nos quais se verifica a deterioração e/ou presença de materiais perigosos, apresentam uma necessidade de reparação, substituição ou remoção de alguns dos elementos que os constituem, e onde as obras de demolição e a arte de demolir apresentam um papel preponderante. Atualmente, a atividade da demolição vai adquirindo um peso cada vez maior, dando origem a um tipo específico de serviços altamente especializados, capazes de satisfazer as mais variadas necessidades.

Serviço de Demolição em constante evolução – Demolição Empresarial

Nos últimos 25 anos, a indústria da demolição sofreu uma transformação radical devido à necessidade de acompanhar a evolução na construção, pois novos métodos construtivos implicam, por vezes, novos métodos de demolição. Também os novos regulamentos de segurança nos trabalhos da construção e as normas de higiene e saúde públicas foram condicionantes para a evolução e transformação da indústria da demolição.

Hoje em dia, os empreiteiros de obras de demolição voltam-se cada vez mais para o uso de escavadoras hidráulicas, por se julgar a melhor solução em termos de relação custo/eficiência.

3 comentários em “Demolição Empresarial”

  1. Pingback: Corte Diamantado | Fernandes Souza

  2. Pingback: Demolição de Sobrado em São Paulo | Fernandes Souza

  3. Pingback: Obra na Rua Marques de Abrantes 467 | Fernandes Souza

Deixe um comentário

Fale Conosco