Outubro Rosa – A Fernandes Souza se veste de rosa neste mês de outubro para homenagear e apoiar a prevenção do câncer de mama, conhecimento e informação é e sempre será uma das melhores forma de prevenção do câncer de mama junto com esporte e uma alimentação saudável, por isso postamos está imagem com um link para o site da cruz azul onde tem muitas informações sobre orientação e palestras. Segue a baixo algumas destas orientações
OUTUBRO ROSA: PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA 26 de setembro de 2016
Participe das palestras do Outubro Rosa na Cruz Azul, que objetivam sensibilizar e prevenir o câncer de mama, pois quanto mais cedo for detectado, maior será a chance de curá-lo.
Palestras de conscientização e prevenção do câncer de mama
Ambulatório Cambuci:
- 3 a 7 de outubro
- 24 a 28 de outubro
Ambulatórios Descentralizados:
- Todas as sextas-feiras de outubro
Horários:
- Das 8h às 12h e das 14h às 16h
SOBRE O CÂNCER DE MAMA
O câncer de mama é uma doença que se origina quando as células da mama começam a se dividir e multiplicar de maneira desordenada. Ele pode se manifestar tanto em homens quanto mulheres, sendo, nas últimas, muito mais frequente.
O autoexame mensal é muito importante, sendo indicado a partir de 21 anos. Nele, a própria mulher verifica a presença de nódulos e de câncer. Além disso, é imprescindível fazer o exame clínico anual e a mamografia, assim como outros exames solicitados pelo médico para o efetivo diagnóstico.
Principais sintomas:
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.
Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.
Informações do INCA
IMPORTANTE: consulte seu ginecologista se detectar alguma dessas alterações!